Mapa da Digitalização de pequenas e médias empresas

Como está a digitalização nas pequenas e médias empresas no Brasil? Essa pergunta é bastante pertinente, pois as companhias de pequeno e médio porte respondem por uma importante parte da economia brasileira. Além disso, essas organizações geram empregos para pessoas dos mais variados segmentos. Desse modo, o entendimento em relação ao tema é fundamental.

Pensando na importância deste tema, neste conteúdo explicaremos sobre as características gerais da digitalização, informaremos sobre como está a digitalização nas pequenas e médias empresas, destacaremos sobre as principais ferramentas utilizadas e também falaremos sobre a importância da digitalização para as pequenas e médias empresas. Boa leitura.

Quais são as características da digitalização?

A digitalização faz referência ao processo manual ou analógico se torna digital. Essa transformação se dá por meio de um sistema informatizado ou mesmo um equipamento tecnológico. 

A digitalização é uma tendência crescente e inevitável em empresas dos mais variados segmentos mercadológicos. Esse cenário acontece devido aos benefícios proporcionados pela prática.

Primeiramente, a digitalização proporciona a redução de tarefas manuais, o que contribui para a otimização da produtividade. Essa questão acontece porque diversos processos serão automatizados e também será possível executar mais atividades em menos tempo.

O implemento das novas ferramentas tecnológicas proporciona a redução do número de erros e também do retrabalho. Esses aspectos também contribuem para a diminuição de despesas nas organizações, pois elas não precisarão lidar com o pagamento de juros e multas, por exemplo, devido a eventuais atrasos no pagamento de contas.

Qual o estágio da digitalização nas pequenas e médias empresas no Brasil?

Apesar das características da digitalização e dos seus principais aspectos positivos proporcionados, ainda há muito que evoluir nas pequenas e médias empresas no Brasil. Muitas dessas organizações, ainda não digitalizaram os seus processos de maneira adequada. 

De acordo com o levantamento feito pela Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABD), 18% das pequenas e médias empresas ainda estão no nível analógico e 48% estão em nível emergente. Ainda de acordo com a pesquisa, os micro e pequenos negócios, em geral, estão na fase inicial na implementação dos processos de transformação digital.

Quais as principais ferramentas utilizadas?

Quando falamos sobre a digitalização não nos referimos a ferramentas complexas e que são difíceis de serem implementadas. Trata-se de elementos simples e que facilitarão o cotidiano das organizações, pois elas se tornarão mais produtivas. Entre as principais ferramentas utilizadas atualmente estão:

  • internet: é a ferramenta básica da digitalização, pois proporciona acesso a diversos outros sistemas. Segundo o levantamento da ABD, 68,7% das pequenas empresas têm acesso à banda larga;
  • cloud computing: são os serviços de nuvem e eles fazem o backup e armazenamento automático de dados, garantindo mais segurança às informações. De acordo com a mesma pesquisa, 25,4% das companhias implementaram essa ferramenta;
  • e-learning: as plataformas de aprendizado on-line ajudam os funcionários a expandirem as suas habilidades e serem mais qualificados. Apesar da importância dessa ferramenta, apenas 17,7% das empresas a implementaram; 
  • cybersegurança: essa prática é fundamental para garantir a segurança dos dados e evitar ataques do crackers. Apesar disso, somente 21,4% das organizações contam com ferramentas de cybersegurança.

Qual a importância da digitalização?

A digitalização, por diferentes razões, é fundamental para as pequenas e médias empresas. Isso porque, ela pode ser utilizada para otimizar o engajamento dos clientes, proporcionar processos inovadores e estabelecer novas bases competitivas. Destacaremos sobre essas questões na sequência do conteúdo. 

Engajamento de consumidores

O primeiro benefício proporcionado por essa prática é o maior conhecimento por parte das necessidades das pessoas. Ao ter uma melhor compreensão das mudanças de necessidades e de comportamentos, torna-se possível engajar melhor com as pessoas e personalizar produtos e experiências para os indivíduos.

Nesse contexto, as redes sociais e a publicação de conteúdos em sites e blogs são muito úteis. Por meio dessas estratégias, torna-se possível conhecer melhor o seu público e estabelecer uma comunicação direcionada aos anseios das pessoas.

Inovação colaborativa e eficiente 

A inovação é um dos principais segredos das empresas de sucesso. Por meio dessa prática torna-se possível melhorar os produtos e serviços. Desse modo, eles vão gerar mais valor para as pessoas.

A digitalização também ajuda a desenvolver um ambiente inovador, pois com a redução de tarefas burocráticas e manuais, você terá mais tempo para se dedicar às áreas estratégicas do seu empreendimento.

Estabelecimento de novas bases de competição

A digitalização também proporciona o reposicionamento rápido e eficiente dos negócios. Essa tática pode ser utilizada com os objetivos de superar a concorrência, ampliar mercados e aumentar as vendas. 

As plataformas de gestão de equipes e a integração entre processos dos negócios são fundamentais. Por meio dessas funcionalidades, torna-se possível entender as necessidades da empresa, verificar o desempenho de todos os funcionários da sua equipe e fazer as mudanças pertinentes.

Não é segredo para ninguém que a digitalização está presente em cada vez no nosso cotidiano. No entanto, muitas empresas, especialmente as de pequeno e médio porte, ainda não se adaptaram totalmente ao processo e não implementar todas as principais ferramentas. Nesse contexto, é muito importante ficar por dentro do assunto para que seja possível aplicar esses processos no seu negócio e destacar-se no mercado.

No gráfico à seguir, é possível ver o perfil das micro e pequenas empresas que estão se digitalizando . Observe:

digitalização de MPEs (ABDI e FGV)
Fonte: pesquisa realizada pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Gostou deste conteúdo na qual destacamos sobre como anda a digitalização em pequenas e médias empresas? Siga-nos nas redes sociais e receba outros conteúdos relevantes sobre o tema em primeira mão. Estamos no Facebook, no Instagram e no LinkedIn.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *