Afinal, posso incorporar inovação em qualquer negócio?

É possível inserir inovação em qualquer negócio? A resposta para essa pergunta é óbvia: sim e é mandatório para qualquer empresa que queira crescer e continuar viva nesse mercado cada vez mais intenso e competitivo.

A terminologia é fácil de entender: trazer inovação, é estar aberto para arriscar novas ideias, transformar processos obsoletos – especialmente aqueles com a justificativa do “mas sempre foi feito assim” – e pensar além do esperado.

Entretanto, para inovar não é preciso reinventar a roda. Mudanças mais restritas, mas realmente necessárias e disruptivas, já são uma excelente maneira de começar esse momento de mudança e transformação. E você sabe ler os sinais para isso?

Inovação em qualquer negócio: reconheça os sinais

Sempre associamos inovação com tecnologia. Realmente, na era da digitalização, a associação entre ambos é inerente e caminham grudados. Mas, para inovar, é preciso olhar para todo o negócio, identificar suas dores, prejuízos e detalhes que devem e precisam ser transformados.

Como qualquer problema, quando sua empresa está ficando obsoleta e precisando de inovação, os sintomas são claros fáceis de serem identificados. Abaixo, listamos alguns deles:

1 – Concorrência crescendo e vendas caindo

Quando suas vendas começam a cair, mesmo sem fatores externos agravantes, é um sinal claro de alerta vermelho. Aqui, é preciso avaliar – principalmente – os principais motivos de declínio e, principalmente a avaliação da empresa para os clientes.

Com isso, é percebido que as empresas que concorrem no mesmo nicho estão em um movimento oposto, crescendo e com ótimas avaliações de clientes – fiquem atentos.

2 – Satisfação dos clientes em queda

Outro sintoma clássico de um grande sinal de inovação em qualquer negócio, é a experiência que os seus clientes estão tendo e como eles dizem sobre a sua empresa no mercado. Na revolução industrial 4.0, experiência e inovação são as palavras de ordem.

E, nenhum marketing (seja ele positivo ou negativo) é tão importante, do que aquele feito pelo seu cliente. É a regra do um cliente insatisfeito, pode prejudicar qualquer esforço feito.

3 – Equipe desmotivada e sufocada de processos manuais

Nossa rotina está cada vez mais intensa e os dias parecem ser mais curtos. Com a pressão das metas e resultados, as equipes se observam pressionadas, especialmente se ainda tiverem que realizar processos manuais.

Além do risco de erros se tornarem inevitáveis, eles tiram produtividade e sobrecarregam os colaboradores. Isso gera desmotivação e um risco enorme de perder talentos, o que também vai prejudicar os resultados do negócio.

Monitoramento de equipe externa

Portanto, a transformação se torna necessária para a sua sobrevivência

A lei do “sempre foi feito assim” é arcaica e pode fadar o seu negócio ao fracasso. O mundo está cada vez mais dinâmico e digital, portanto, apostar em transformações de processos e adequação de novas tecnologias, não é mais opcional.

Os clientes querem mais facilidade e rapidez para atendimento de suas necessidades, com o máximo de digitalização possível. As empresas do futuro, serão aquelas que entenderam rapidamente que as mudanças são mais constantes e o mais adaptável é o que sobriviverá.

Mas e aí, o que achou do nosso conteúdo? Para acompanhar mais temas como esse, acesse nosso blog e acompanhe nossas atualizações!

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