A transformação digital é para todas as empresas?

A transformação digital é um fenômeno recente, mas ao mesmo tempo, está cada vez mais presente em empresas dos mais variados segmentos e portes. Nesse momento, é bastante natural surgir a seguinte dúvida: será que a transformação digital é para todas as empresas?

Esse questionamento é bastante pertinente, especialmente para as companhias de pequeno porte, pois elas costumam ter um orçamento mais restrito. Desse modo, elas devem ser mais estratégicas na definição de prioridades e devem favorecer o crescimento organizacional.

Pensando na importância desse tema, neste conteúdo explicaremos detalhadamente o que é a transformação digital, destacaremos se esse processo é para todas as empresas e forneceremos dicas que o ajudarão a implementar essa prática na sua organização. Boa leitura.

O que é a transformação digital?

A transformação digital faz referência ao processo no qual as empresas se utilizam da tecnologia com a intenção de otimizar a performance nas suas atividades, e assim, garantir os melhores resultados no mercado. Trata-se de uma grande mudança das empresas, pois elas passam a dar espaço para as ferramentas tecnológicas.

Vale ressaltar ainda que a digitalização também é marcada pela interligação entre as tecnologias. Diversas plataformas podem ser utilizadas nesse processo, como o Cloud Computing, o CRM, o Big Data, a Inteligência Artificial, 3D, entre outras. 

Por fim, mas não menos importante, a mobilidade é outra característica presente na transformação digital. Isso porque, muitas dessas funcionalidades podem ser acessadas em diferentes dispositivos (tablets, notebooks, smartphones etc.) e de diferentes locais. Só é preciso ter acesso à internet. 

A transformação digital é para todas as empresas?

Realmente essa é uma das dúvidas mais frequentes por parte de muitos empreendedores, especialmente aqueles que estão iniciando a sua jornada e que, portanto, ainda não é experiente no assunto.

A transformação digital é inevitável e ela proporciona diversos benefícios para empresas de diversos segmentos, inclusive as de pequeno porte. Por esse motivo, é muito importante ficar por dentro em relação às tendências pertinentes para que seja possível beneficiar-se ao máximo dessa prática.

Entre os principais aspectos positivos proporcionados pela digitalização dos negócios estão a redução das tarefas manuais, a otimização da produtividade, a redução de despesas, a automatização de diversas atividades e a diminuição de erros.

Ao fazer menos tarefas manuais, torna-se possível fazer mais atividades em menos tempo. Com isso, você poderá focar os seus esforços em áreas estratégicas e que realmente possam fazer o seu empreendimento crescer. Por esse motivo, podemos dizer que a transformação digital é útil para organizações dos mais variados segmentos e portes. 

De acordo com uma reprotagem do Jornal Hoje, exibida em 16/07/21, as micro e pequenas empresas brasileiras ainda subutilizam as inúmeras ferramentas digitais disponíveis para facilitar o dia a dia delas. Conforme pesquisa realizada pela ABDI, 83% das pequenas empresas ainda não utilizam ferramentas digitais para novas estratégias.

Assista a reportagem AQUI.

Fonte: abdi.com.br

Como implementar a transformação digital no seu negócio?

Agora, você já sabe que a transformação digital é útil para empresas dos mais variados nichos e portes, inclusive tende a ser benéfica também ao seu empreendimento.

Nesse momento, muitos empreendedores ficam com a seguinte dúvida: como posso implementar, de uma vez por todas, a transformação digital na minha empresa? A boa notícia é que por meio de simples estratégias torna-se possível desenvolver essa prática no seu negócio. Destacaremos sobre elas logo abaixo.

Investimento em ferramentas tecnológicas

Trata-se de uma das etapas mais importantes para implementar a transformação digital na sua empresa. As ferramentas tecnológicas vão digitalizar vários processos organizacionais e reduzem o número de tarefas manuais. Além disso, as plataformas também automatizam tarefas e ajudam a otimizar a produtividade.

Nesse contexto, existem diversas ferramentas que o seu negócio pode investir. Entre elas estão plataformas de gestão, o CRM (gestão de relacionamento com o cliente) etc. Não há uma resposta exata sobre qual é a plataforma ideal, pois isso varia conforme as necessidades e a realidade financeira do seu empreendimento.  

Capacitação profissional

De nada adianta contar com as ferramentas tecnológicas se não houver pessoas capacitadas e treinadas para utilizar as novas soluções. Por esse motivo, é muito importante oferecer treinamentos de atualização ou programas de capacitação profissional aos funcionários para que eles sejam capazes de utilizar as ferramentas.

Lembre-se que os empregados são o principal ativo do seu negócio. Isso porque, são eles que vão se dedicar ao máximo para ajudar a sua empresa a crescer no mercado e ganhar destaque.

Por esse motivo é muito importante valorizá-los e fornecer as capacitações adequadas para que eles estejam devidamente preparados para lidar com os novos desafios desse contexto de transformação digital.

Investimento em marketing digital

Os investimentos em marketing digital ajudarão a sua marca a se tornar mais conhecida no mercado, o que vai facilitar a atração de novos consumidores. 

Um ótimo canal que pode ser investido é o blog ou o site da sua empresa. Utilize essas páginas para publicar conteúdos que gerem valor para as pessoas, pois isso vai ajudar a dar mais credibilidade para o seu negócio e também vai melhorar a imagem da sua empresa.

As redes sociais também são uma ótima ideia. Por meio dessas páginas, torna-se possível divulgar as promoções do seu negócio, as últimas novidades e também fornecer um bom suporte e atendimento ao esclarecer eventuais dúvidas dos clientes.

Como é possível perceber, a transformação digital está presente em empresas dos mais variados segmentos de mercado e portes. Dessa forma, é muito importante ficar por dentro desse relevante tema, entender as principais tendências pertinentes e implementar as questões pertinentes na sua organização. Com isso, torna-se possível beneficiar-se ao máximo desse processo.

Este post na qual informaremos sobre a transformação digital para as empresas foi útil para você? Siga-nos nas redes sociais e receba mais conteúdos relevantes sobre o tema. Estamos no Facebook, no Instagram e no LinkedIn.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *